
24/02/2025
Foi realizada na tarde da última segunda (24), uma reunião estratégica entre a coordenadora executiva do SIAU (Sind. Ind. Alimentação de Uberlândia), Wellen Rezende, e o analista ambiental da FIEMG, Regis Abreu, para alinhamento de tratativas de interesse comum entre as empresas do setor representado pelo sindicato citado.
O objetivo da FIEMG é integrar cada vez mais sindicatos, colaboradores da Federação e suas respectivas expertises, com as indústrias em si, para que, desta forma, a atuação da Federação seja cada vez mais percebida e assertiva.
De acordo com a coordenadora executiva, Wellen Rezende, o encontro foi muito produtivo e possibilitou insights para novas iniciativas a serem desenvolvidas neste ano.
“Nós começamos a reunião debatendo sobre a questão dos cigarros eletrônicos; o projeto que regula o uso e comercialização desse produto deve ser votado esse ano e terá um grande impacto na indústria, inclusive de associados ao SIAU, por isso foi importante a atualização sobre o tema. Depois ainda falamos sobre as assessorias ambientais e as ações que têm acontecido, com as temáticas de sustentabilidade, crédito de carbono, logística reversa e práticas de ESG na indústria.”
A coordenadora ainda frisou que durante a conversa, surgiu a ideia da realização de uma espécie de campanha ambiental, trazendo palestras, realizando visitas técnicas conjuntas, conectando as indústrias a entidades gestoras dos planos de logística reversa aos associados, trabalhando, com isso, principalmente a adimplência ambiental nas indústrias do município.
O analista de meio ambiente da FIEMG, Régis Abreu, enfatizou a importância da sinergia entre o SIAU com pautas de meio ambiente.
“Neste encontro, traçamos estratégias para o desenvolvimento das indústrias no quesito de cumprirem a Adiplência Legal, para garantir que atendam às normas ambientais, evitando multas e sanções. Foi abordado também a respeito da Eficiência operacional na implementação de práticas sustentáveis, na qual pode reduzir custos com desperdício, energia e água para o setor. Por fim, traçamos estratégias para Eventos, networking entre as indústrias, Imagem e Competitividade, onde falamos a respeito das empresas sustentáveis serem mais bem vistas pelo mercado e consumidores, ampliando oportunidades de negócios. Essa parceria fortalece a sustentabilidade e o crescimento das indústrias do setor de alimentação do Triângulo Mineiro.”
Acompanhe as iniciativas e benefícios ofertados pelo SIAU em @siauuberlandia.
Veja a reportagem em:
Commentaires